17/11/2022
  • Nomad
  •  

    O maior problema de pedalar na chuva:não é a chuva

     

    A maioria dos esportes não fica tão prejudicado em um dia de chuva, mas no ciclismo ou mountain bike o cenário demanda alguns cuidados além daqueles que se resumem a simplesmente "não se molhar"

    Por Breno Bizinoto

     


  •  

    Acontece que no mundo das duas rodas deve-se levar em consideração não somente a água que está caindo de cima para baixo, mas principalmente o piso molhado e carregado de sujeira. A água que vem de baixo para cima é sem dúvida, mais prejudicial para quem está pedalando.

    Vamos pontuar aqui alguns fatores sobre o que pode acontecer nesses momentos:

    Perda de tração dos pneus

  • Nomad
  •  

    Piso molhado é um problema crítico para a pilotagem de uma bicicleta. Tanto no road quanto no MTB, pode significar a perda de aderência em curvas ou frenagens de emergência, fazendo você se acidentar de alguma forma. Recalcular a sua velocidade de cruzeiro é primordial quando o seu trajeto está tomado por uma lâmina de água.

    Abaixar a pressão dos pneus também é uma dica valiosa, pois isso vai aumentar a área de contato do seu pneu com o solo. Se você puder instalar um pneu próprio para chuva, vai ter mais controle e segurança na pilotagem da sua bicicleta nos dias chuvosos.

     

  • Nomad
  •  

    Pneu de MTB próprio para chuva e lama, com cravos espaçados e bem altos para garantir tração. No caso do road, o pneu de chuva deve possuir sulcos que guiam a saída de água


    Água que vem de baixo para cima

  • Nomad
  •  

    Isso é algo péssimo em todos os sentidos. A água que vem do céu e te atinge é muito inofensiva se comparada com aquela que o seu pneu capta do solo e lança em você e no seu equipamento. A lâmina de água que se forma no chão, seja pela chuva ou por uma poça ou rio, vêm carregada de sujeira e te atinge com muito mais pressão do que a água que vem do céu. 

    O seu pneu dianteiro tem o poder de lançar uma água imunda na sua cara, deixando os seus óculos totalmente sujos, piorando a sua visibilidade. Essa água que o pneu tira do chão e joga na sua cara pode te contaminar caso entre na sua boca ou olhos. Por isso, a dica de pedalar de boca fechada é muito importante nesses momentos. O uso de um paralama vai cortar quase que totalmente a trajetória dessa água lançada pelos pneus, evitando esses problemas aqui descritos.

    Paralama dianteiro, pequeno e discreto, que corta a trajetória da água lançada pelo pneu. Os modelos de MTB são maiores.

     

     

  •  

    Água nas costas


    Mais uma vez o problema não é a água que vem do céu, mas sim a que é lançada pelos pneus. No caso do pneu traseiro, ele jogar um spray de água suja diretamente nas suas costas. Essa água tem o incrível poder de manchar a sua roupa de ciclismo, portanto utilizar roupas escuras é o mais recomendado para dias de chuva. Corta vento também é uma opção muito inteligente.

    Essa mesma água vai ensopar todo o seu equipamento que estiver nos bolsos traseiros, inclusive telefone celular e ferramentas que podem se oxidar, portanto sacolinhas plásticas são uma boa ideia.

    Acontece que a água nas costas vai esfriar o seu corpo de uma forma bem prejudicial. As costas não tomam vento direto como a sua cara e o seu peito, portanto elas ficam sempre em uma temperatura mais quente. Esse jato de água que vem do pneu traseiro passa a ser perigoso para a saúde do ciclista.

    Nesse caso, o melhor modelo de paralamas a ser utilizado é aquele instalado no selim da bike, cortando a trajetória dessa água que iria esfriar as suas costas, manchar seu uniforme e ensopar o seu celular.

     

    Este paralama é muito utilizado pelos atletas do world tour em provas clássicas chuvosas

     

  • Nomad
  •  

    A falta de praticidade

    Tá aqui um problema grave. Chegar com a roupa suja, molhar o chão em casa, ter que lavar e secar a bike, refazer a lubrificação imediatamente para evitar corrosão e vários outros problemas, assim como seguir as dicas anteriores. Tudo isso deixa a nossa rotina de treinos mais difícil quando estamos enfrentando um período chuvoso.

    Alguns artifícios deixam a nossa vida mais fácil. Seguem abaixo alguns itens da linha Mud Nomad, para você não sujar seu carro, ter onde carregar as suas roupas e instalar os melhores paralamas na sua bike!

     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade . Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.