Moletom, café, inverno e...Pedal?

08/04/2022
  • Nomad
  • Moletom, café, inverno e...Pedal?

     


     

    Cobertor, Netflix e café quente com um bom moletom. Existe alguém que não curta esse pack? Pois é, nós também curtimos muito essa vibe proporcionada pelo inverno. Se você está lendo esse conteúdo da região norte ou nordeste do Brasil certamente o cenário será um pouco diferente, porém as baixas temperaturas já estão fazendo muita lareira acender no gelado sul do país, outros no sudeste tiraram do armário a sua blusa segunda pele e até aquela bandana pra quem é do centro oeste.

    Conta pra gente da onde vocês nos leem!

    O inverno Brasileiro pode ser extremo para alguns ao mesmo tempo que é inexistente para outros e estamos falando nisso porque neste conteúdo queremos tratar um pouco sobre boas dicas e práticas para quem pedala em tempos gelados. Esperamos que complemente seu rolê do ciclista mais iniciante ao avançado. Se você tem alguma outra boa prática, também fique à vontade em contribuir com este material, basta comentar.

    O inverno é praticamente uma off season e nós sabemos que pode parecer impróprio ou involuntário sair para pedalar, mas nós queremos mostrar o outro lado. Acreditamos que pode ser muito irado e divertido se você seguir alguns cuidados e recomendações com sua alimentação, hidratação, equipamentos, terreno e percurso escolhido e principalmente conforto térmico. Este último que falaremos por aqui desta vez. Enquanto alguns amigos (ou você) desaparece dos rolês no frio, outros estão girando os pedais.

    Com essas dicas queremos que você se sinta tão empolgado quanto um inabalável Pinguim no frio   Vamos lá:

    CAMADAS

    Mesmo aqueles que curtem pedalar no frio concordam que a hipotermia não é um estado zen. Manter-se aquecido, especialmente nas mãos, nos pés e no peitoral - é essencial para curtir rolês em clima frio.

    A camada base, ou a famosa segunda pele é a peça a ser vestida primeiro e fica em contato direto com a pele. Normalmente não é retirada em nenhum momento, deixando o controle da temperatura para as camadas mais externas. Procure por modelos específicos para ciclismo, de manga longa, curta ou regata, porque estas são construídas e desenvolvidas com tecidos que mantém o calor e expulsam a umidade. Se possível, não economize nessa peça, pois ao escolher erroneamente por materiais que retém o suor ao invés de expulsá-lo fatalmente a umidade esfriará seu corpo.

    A camada intermediária é a próxima etapa, sendo uma jersey normal de ciclismo, longa ou curta. Novamente, busque leves tecidos inteligentes com boa respiração.

    Por último (antes que você se transforme no Boneco da Michelin) chegamos a terceira camada composta por colete e/ou jaqueta corta vento. Por ser a última camada também será a primeira que você vai tirar ou abrir o zíper quando começar aquela subida brava, podendo ser fechado na próxima descida e assim segue o flow...

    Normalmente para o nosso inverno brasileiro estas três ou até quatro camadas com peças de qualidade são suficientes para manter o seu conforto térmico.


    ITENS MULTI ESTAÇÃO

    As extremidades do nosso corpo são super sensíveis ao ar gelado, como nariz e dedos que podem te fazer sofrer mesmo com todas as camadas corretas. 

    Num pedal, as mãos são o seu ponto de controle e direção para a pilotagem, estão diretamente recebendo todo vento no cockpit e o que você menos deseja é que elas tenham baixa sensibilidade e grip quando acionar as manetes do freio. Por isso além de manter-se quente em tempos frios as luvas com dedo longo são puro style no mtb, mas estranhas para o uso no ciclismo de estrada.

     

    Enfim...Seguindo, existem itens que são versáteis em suas aplicações como o caso das luvas acima. Itens multi estação são aqueles acessórios complementares que não devem faltar no guarda roupa de quem pedala, como os famosos: manguitos, pernitos, balaclavas e as bandanas. O ponto positivo destes itens é que todos eles são multi estação porque não protegem apenas do clima gelado no inverno, mas também podem e devem ser utilizados sob intenso sol do verão, excesso de poeira em climas secos e ajudam pessoas que sofrem de condições como a sinusite.

     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade . Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.