08/04/2022
  • Nomad
  •  

     

    Série: Locais | #1: Serra do Caparaó

     


     

    Serra do Caparaó

    Serra do Caparaó é uma região serrana do Brasil, localizada na divisa sudoeste do estado do Espírito Santo com o estado de Minas Gerais. O Parque Nacional do Caparaó está como um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, além de outros cinco picos com altitude acima dos 2 mil metros. Todo o cenário é recheado com trechos da Mata Atlântica e Campos de Altitude, rios e cachoeiras.

     

  • Pico da Bandeira já foi o ponto mais alto do Brasil. Hoje ocupa a terceira posição, na Serra do Capa
    Pico da Bandeira já foi o ponto mais alto do Brasil. Hoje ocupa a terceira posição, na Serra do Capa
  •  

    Em regiões montanhosas de grande variação altimétrica como o cenário que encontramos na região do Caparaó é indispensável dizer que o mountain bike é praticamente obrigatório. Por isso listamos 3 rolês famosos da região, segundo o mountain biker local Fred do Sítio Santa Rita.

     

  •  

    1) Trilha da Ernestina

    Com aproximadamente 45km o percurso fica no lado Mineiro do Caparaó e apresenta um acumulo altimétrico de 861m, o que pode ser desafiador para uma quilometragem relativamente baixa.

    2) Alto das 3 Cruzes

    Por enquanto ainda não aumentamos a quilometragem, mas compensamos na altimetria. Este rolê acumula aproximadamente 1.115m de elevação nos seus 40 quilômetros! Acesse o mapa aqui.

    3) Entorno do Parque Nacional do Caparaó

    Aqui o bicho vai pegar. Saltamos para aproximadamente 140km de percurso circular (começa e termina no mesmo ponto), sim você terá um longo dia no selim durante esse pedal no entorno do Parque Nacional enquanto avista o majestoso Pico da Bandeira como referência. O ganho de elevação fica acima dos dois mil metros acumulados.

     

  • O Café do Caparaó

    O Caparaó está se tornando mundialmente famoso pelos cafés especiais da região devido a alguns fatores como a baixa temperatura, altitudes acima dos 1.400m e principalmente as mãos que transmitem para o solo todo conhecimento familiar herdado e evoluído dos produtores locais

    Lembram do Fred Ayres que nos recomendou os rolês acima? Pois é, o cara também é um dos responsáveis por administrar A Cafeteria do Sítio Santa Rita, além Biker, Barista e Mestre de Torra. O Sítio fica localizado entre o distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, e a cidade mineira de Espera Feliz, servindo como ótimo hub aos ciclistas que querem explorar a região à partir dali. O turismo local explora as rotas cafeeiras com tours específicos sobre a cadeia produtiva completa do café, do plantio ao preparo. Contam também com hospedagem, torrefação e outras atrações. Confira o site para maiores infos sobre o Sítio e também o Strava Club da Cafeteria.

     

  • Esperamos que tenham curtido mais este conteúdo feito por quem pedala Comente, compartilhe, critique e elogie.

    See you soon

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade . Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.