04/07/2022
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    Conheça as principais regras que definem as grandes estratégias do Tour de France

    Para a gente não ficar de fora dessa prova que tem 21 dias de duração e mais de 3 mil quilômetros percorridos, vamos passar a limpo algo muito importante (e um pouco difícil) de se entender: as regras e as estratégias

    Por Breno Bizinoto


     

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    São muitos pontos que criam confusão na regra dessa corrida que é considerada como o maior e mais antigo evento de bicicleta do mundo.

    Todos os anos o percurso é modificado, buscando criar novas dinâmicas de prova, alterando as características das etapas, exigindo que cada uma das 22 equipes tracem novas estratégias para aquele percurso, apostando suas fichas nos objetivos que parecerem mais interessantes para eles.

    As características mais importantes que temos que salientar são as seguintes: 

    - Existem 5 disputas no Tour de France: as 4 camisas + melhor equipe

    - As equipes tendem a focar em um objetivo que seja plausível para elas, pois é impossível conquistar todas

    - Todo ano o percurso muda, por isso, mudam as estratégias das equipes

    Vamos repassar aqui como funciona a disputa das camisas:

     

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    - Camisa Amarela

    É a disputa mais importante e mais bem paga do Tour de France. É muito fácil entender quem leva a camisa amarela: o atleta que tem o melhor TEMPO. Ou seja, basta somar quantas horas cada um dos atletas gastou para completar cada uma das etapas. Aquele que tiver o menor somatório dos tempos, veste a camisa amarela. Acontece que muita gente confunde as coisas. O atleta não precisa necessariamente chegar em primeiro lugar nas etapas para ter o melhor tempo. É possível que ele tenha o melhor tempo sem ter vencido nenhuma etapa, como já aconteceram em algumas edições. Vocês vão entender melhor esse ponto na explicação da camisa verde.

     

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    - Camisa Verde

    Podemos resumir como a "Camisa do melhor Sprinter". Essa é uma disputa que não se baseia em tempo, mas sim em somatório de pontos, que são distribuídos na linha de chegada da prova. Ou seja, quem chega em primeiro lugar, leva 45 pontos. O segundo lugar leva 35 pontos e essa contagem vai diminuindo até o 15 colocado. Quem tem mais pontos, veste a camisa verde.

     As vezes eles distribuem pontos em metas volantes ao longo da etapa também, só pra deixar a vida dos atletas mais conturbada e a corrida menos monótona. Mas aí você deve estar se perguntando "Se o cara chegou primeiro e ganhou os 45 pontos, ele tem o melhor tempo e também vai vestir a amarela, né?". Calma que não é bem assim. Pense que nessa chegada tem um pelotão inteiro vindo atrás, e os atletas chegam com o tempo bem parecido com o deles. 

    Inclusive tem uma regra que iguala o tempo de todo o pelotão que cruza a linha de chegada juntos, desconsiderando aqueles poucos segundos que existem de diferença entre atletas que estão no mesmo pelotão. Então, imaginem que um grande pelotão de 70 atletas cruzou a linha de chegada. O cara que cruzou em primeiro lugar vai levar os 45 pontos da camisa verde, mas vai ter exatamente o mesmo tempo de cronometragem do cara que estava lá no fundo e chegou em 70 lugar. Esse cara que chegou em 70 não ganhou pontos para a camisa verde, mas está literalmente empatado na disputa da camisa amarela com o primeiro lugar desse dia, porém, sem ter gasto as suas pernas em um sprint.

     É aí que mora a magia do ciclismo de estrada: Ele está economizando combustível para os próximos dias, enquanto os sprinters queimaram bastante fosfato. Mais pra baixo vamos explicar a dinâmica dos percursos e aí vamos explicar como o camisa amarela vai fazer pra desempatar o tempo que até então está igual ao do camisa verde, ok?

     

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    - Camisa branca de bolinhas vermelhas

    Essa é a disputa do "Campeão de Montanhas". As subidas mais duras do Tour de France distribuem pontos para essa camisa. Os candidatos à essa disputa são conhecidos como escaladores natos. São mais leves e precisam trabalhar contra a gravidade, com um auxílio menor do vácuo, afinal, as velocidades da subida são menores e nem sempre vai ter alguém da equipe para lhes ajudar a chegar nos topos de montanha, onde são distribuídos os pontos. Nessa disputa os sprinters sempre sobram de roda.

     

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    - Camisa Branca 

    É a camisa do "Campeão mais jovem". Ou seja, são as mesmas regras da camisa amarela, mas só se aplicam à esta camisa os atletas que tem idade abaixo de 26 anos. É possível que o atleta vença a camisa branca e a amarela ao mesmo tempo, se ele conseguir bater o tempo inclusive dos atletas acima dessa faixa etária. Já vimos também o camisa branca deter também a camisa verde. Nesses casos, ele escolhe qual camisa quer usar, mas ganha as duas premiações.

     

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    - Placa amarela

    É uma premiação feita para a equipe que possui o melhor tempo geral. Esse tempo é calculado somando o tempo geral dos três primeiros atletas de cada equipe. Aquela que apresentar o melhor tempo, vence a disputa de melhor equipe. No dia seguinte, eles largam com as placas numéricas amarelas, ao invés de brancas como das outras equipes.

     

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    - Placa vermelha

    É o "Atleta mais combativo do dia". Essa é uma premiação definida por juízes, que escolhem qual atleta proporcionou um bom combate para aquela etapa, independente de terminar a corrida em uma posição boa ou ruim. É a única parte subjetiva do Tour, não definida por números, tempo ou pontos. É uma premiação que acontece a cada dia, com premiação em dinheiro, para incentivar que os atletas sejam ousados e criem ataques e dinâmica para a corrida.

    É comum que no início do Tour um mesmo atleta seja o detentor de duas camisas ou mais, pois a prova ainda não desenrolou por dias suficientes para criar os desempates e as discrepâncias entre as características da prova. Em algumas edições, vimos que o camisa amarela foi também o campeão de montanha (camisa branca de bolinhas vermelhas), mas isso é algo raro e que mostra que a organização da prova não fez um percurso justo o suficiente para definir uma dinâmica distinta entre essas disputas (sem tirar o grande mérito dos atletas que já conseguiram esse grande feito).

    Portanto, vamos agora entender como são divididas as etapas do Tour e como isso altera a dinâmica e estratégia da prova:

    As etapas são divididas nas seguintes categorias:

     

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    - Etapas planas: Mapa altimétrico de uma etapa plana, com poucas alterações de altimetria. 

    Essas favorecem a disputa da camisa verde, que é resumidamente a disputa dos sprinters que vencem as etapas, mas sem se importarem em ter o melhor tempo geral acumulado (que é a disputa da camisa amarela). Por não existirem subidas nessas etapas, é bem comum que o pelotão fique sempre junto durante todo o tempo da disputa, com pouca possibilidade de fugas, ficando sempre a disputa da chegada para os sprinters, que ficaram "descansando" no vácuo do pelotão durante todo o percurso desse dia plano. Visto isso, é comum que não exista grande diferença de tempo entre os atletas, desde que eles evitem acidentes ou outras intempéries. Basta que eles consigam "ficar na roda" e tudo vai dar certo com o somatório de tempo. A disputa mais agressiva é na chegada, com os sprinters que disputam a verdinha.

     

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    - Etapas onduladas

    Mapa altimétrico de uma etapa ondulada

    Essas etapas deixam uma incógnita no ar e abrem a possibilidade de fugas. Elas têm pequenas subidas, não muito longas e nem muito íngremes e podem criar a possibilidade de fugas e divisões do pelotão. Se um candidato a camisa amarela sobrar de roda e não conseguir andar no primeiro pelotão, já corre o risco de perder tempo pra galera que está no bonde da frente. Os sprinters também precisam ficar nos primeiros pelotões pra tentar a sorte de conseguir brigar pela verdinha na linha de chegada. As equipes precisam avaliar quais dos seus atletas serão priorizados para serem ajudados pelos demais, com o intuito de acumularem pontos por vitórias ou de sobreviverem no tempo do primeiro pelotão para acumularem um bom somatório geral da camisa amarela.

     

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    - Etapas de montanha
    Mapa altimétrico de uma etapa de montanha

    Aqui sim aparecem as subidas punks. Nesses dias você vai ver que o percurso passa por locais épicos da França que sempre começam com os termos "Col", "Mont" ou "Alp", que equivalem aos nossos termos Serra, Montanha, Cordilheira etc. Nessas subidas, são distribuídos os pontos de campeão de montanha, que veste a camisa branca com bolinhas vermelhas. Essas etapas são sempre propícias para o candidato à camisa amarela ganhar segundos preciosos na disputa pelo melhor tempo geral da prova e se tornar o grande campeão, pois aqui o pelotão será quebrado em várias partes. Vale lembrar que os sprinters sempre chegam em último lugar nesses dias, por isso, eles sempre ficam com um péssimo somatório de tempo, muito longe do candidato à camisa amarela. É aqui que existe uma grande reviravolta nos tempos dos favoritos. São as etapas mais dinâmicas de assistir, pois vários grupos, fugas e sub grupos são formados, com pancadaria a todo momento. Descidas alucinantes em alta velocidade com curvas de 180 graus também estão presentes nessas etapas.

     

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    - Contra Relógio Individual

    É comum que existam apenas duas etapas de Contra Relógio Individual (ITT - Individual Time Trial) no Tour (às vezes muda). Essas etapas são sempre um percurso bem curto, de 13 a 40 kms, onde os atletas largam individualmente a cada 1 minuto, igual em uma corrida de enduro. Nessas etapas é proibido utilizar o vácuo, por isso é uma boa oportunidade para que os atletas candidatos à camisa amarela ganhem um pouco de vantagem no somatório do tempo geral, mesmo que por poucos segundos de diferença. Aqui é possível medir a força individual que os atletas conseguem fazer sem ter uma boa equipe para lhes amparar, por isso é uma disputa bem democrática que serve de termômetro para tudo.

     

  • RESUMO

    São muitas cartas para jogar. As equipes já começam o Tour com objetivos bem definidos, pois não podem apostar as cartas na estratégia errada. Mudanças de estratégia são extremamente arriscadas, mas acontecem em casos de acidentes ou atletas que apresentaram uma performance diferente do que era esperado por suas equipes. Apostar em muitos objetivos pode ser uma mancada e acabar não resultando em nenhum ganho. É o famoso "quem muito quer, nada tem".

    A Jumbo é uma equipe que nesse ano (2022) está montando o seu line up de atletas para ir atrás da camisa amarela, mas vai apoiar o Wout Van Aert para levar a verde - apesar de não ser o foco total. Alpecin e Quickstep são equipes que chegam com um foco bem mais concentrado na camisa verde. Ineos e UAE tem o foco total na amarela. Algumas equipes investem em ganhar etapas de forma isolada, para somarem pontos UCI, que é algo que dá uma vantagem muito boa para o cenário anual da equipe (não somente no Tour de France).

    E eles precisam ver como está o equilíbrio do percurso em cada ano pra saber o que vão priorizar, quem são os nomes mais bem cotados para cada etapa e quais são os riscos que existem para a equipe como um todo. 

    O Tour de France 2022 já começou, e amanhã (05/07) será dada a largada da quinta etapa, ou seja, ainda temos muita roda para girar.

    Abraços e bons pedais!

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