26/04/2022
  •  

    Copa do mundo

    Conheça as datas, locais e como assistir as próximas etapas da Copa do Mundo de MTB 2022

    Gostaram da Copa do Mundo em Petrópolis, né? Em 2022 teremos mais 8 etapas da mesma competição espalhadas pelo mundo! Se programe para assistir todas elas ao vivo!

    Texto por Breno Bizinoto

     

     


     

  •  

    Já passaram alguns dias desde a primeira Copa do Mundo que tivemos nos últimos 17 anos no Brasil. O mundo inteiro viu como a etapa foi mágica e em alguns aspectos, bem mais marcante do que as tradicionais etapas na Europa. O Brasil mostrou uma festa a parte, muita torcida e até um evento de aquecimento que valeu muito a pena - a Copa Internacional de MTB, que aconteceu uma semana antes.

    A Copa do Mundo de Petrópolis foi a primeira etapa, entre as nove que estão planejadas para o ano de 2022. Todas elas distribuem pontos para a disputa, que no final vai eleger um campeão e uma campeã da Copa do Mundo 2022.

    Algumas etapas terão também a disputa de Downhill, o que deixa tudo mais agitado. Todas elas vão ser transmitidas pelo Red Bull TV. É muito fácil encontrar esse aplicativo nas smart TV. Outra opção, é baixar o app no seu celular e pronto. Você pode pedir para ele te dar as notificações do dia e horário que as transmissões começam, mas deixamos aqui uma lista das datas e cidades/países de cada uma das próximas 8 etapas que ainda faltam para 2022.

     

  •  

    Próximas etapas da Copa do Mundo Mercedes-Benz UCI de Mountain Bike 2022:

    #2 - 06 a 08 de maio - XCO e XCC - Albstadt, Alemanha

    #3 - 13 a 15 de maio - XCO e XCC - Nove Mesto Na Morave, Republica Tcheca

    #4 - 10 a 12 de junho - XCO, XCC e DHI - Leogang, Austria

    #5 - 08 a 10 de julho - XCO, XCC e DHI - Lenzerheide, Suíça

    #6 - 15 a 17 de julho - XCO, XCC e DHI - Vallnord, Andorra

    #7 - 29 a 31 de julho - XCO, XCC e DHI - Snowshoe, USA

    #8 - 05 a 07 de agosto - XCO, XCC e DHI - Mont-Sainte-Anne, Canadá

    #9 - 02 a 04 de setembro - XCO, XCC e DHI - Val di Sole, Itália

     

    Campeonato Mundial UCI de Mountain Bike 2022

    24 a 28 de agosto - XCO/XCC/XCR/E-MTB/DHI - Les Gets, França

    17 de setembro - XCM - Haderslev, Dinamarca

     

  •  

    Ah, vocês já entenderam a diferença entre Copa do Mundo e Campeonato Mundial?  São disputas diferentes e quem ganha a Copa do Mundo não pode ser chamado de Campeão Mundial, ok?

    A Copa do Mundo (em inglês World Cup) é disputada ao longo de 9 etapas, enquanto o Campeonato Mundial (em inglês World Championship, ou as vezes resumido a "Worlds") é disputado em uma única etapa do ano! 

    Quem tiver a maior somatória de pontos ao longo de todas as etapas da Copa do Mundo, torna-se o "Campeão geral (ou final) da Copa do Mundo". O Campeão Mundial, é o que vence aquela disputa de uma única etapa, o Campeonato Mundial.

    Vai usar a camisa de arco-íris (que o Nino estava usando, lembram?) o atleta que vencer o Campeonato Mundial. Outra grande diferença entre essas duas disputas é que, a Copa do Mundo é uma disputa por equipes, logo, os atletas representam as marcas que os patrocinam. No Campeonato Mundial, os atletas representam as suas nações. Ou seja, nas disputas da Copa do Mundo, o Henrique Avancini sempre utiliza o seu uniforme da Cannondale, podendo também utilizar a camisa de Campeão Brasileiro. Já na disputa do Campeonato Mundial, o uniforme que ele utiliza é da CBC - Confederação Brasileira de Ciclismo. 

    O dia do Campeonato Mundial é legal por que vemos os mesmos atletas usarem roupas diferentes. Ao invés de Canyon, Specialized, Sense e Scott, vamos ver Holanda, Estados Unidos, Brasil e Suíça disputando a camisa de arco íris.

    Pra quem quiser entender mais diferenças entre essas duas competições, segue aqui um vídeo explicativo que fiz quando o Avancini ganhou a Copa do Mundo e muita gente achou que ele tinha virado Campeão Mundial.

    Em um próximo texto podemos falar algumas particularidades sobre o Campeonato Mundial, a história da Rainbow Jersey (camisa de arco íris) e os seus significados (arco íris na manga da camisa etc) assim como a disputa em outras modalidades (Road, enduro, DH, BMX, Time Trial etc).

     

  •  

    Atletas

    Uma parte importante para a gente entender como serão as próximas disputas da Copa do Mundo é conhecer os atletas que foram bem nessa primeira etapa. Vamos à lista dos top 20 na classificação:

     

  •  

    ELITE MASCULINA:

    1. SCHURTER Nino SUI 

    2. MAROTTE Maxime FRA 

    3. HATHERLY Alan RSA 

    4. CARSTENSEN Sebastian Fini DEN 

    5. LITSCHER Thomas SUI 

    6. COLOMBO Filippo SUI 

    7. DASCALU Vlad ROU 

    8. DE FROIDMONT Pierre BEL 

    9. BRAIDOT Luca ITA 

    10. CINK Ondrej CZE 

    11. AVANCINI Henrique BRA 

    12. ULLOA AREVALO Jose Gerardo MEX 

    13. FLCKIGER Mathias SUI 

    14. CAROD Titouan FRA 

    15. BLEVINS Christopher USA 

    16. WAWAK Bartlomiej POL 

    17. PHILIPP Antoine FRA 

    18. DUBAU Joshua FRA 

    19. INDERGAND Reto SUI

    20. KERSCHBAUMER Gerhard ITA 

     

  •  

    ELITE FEMININA:

    1. MCCONNELL Rebecca Ellen AUS 

    2. TERPSTRA Anne NED 

    3. STIGGER Laura AUT 

    4. LECOMTE Loana FRA 

    5. MITTERWALLNER Mona AUT 

    6. BOHÉ Caroline DEN 

    7. INDERGAND Linda SUI 

    8. KELLER Alessandra SUI 

    9. BERTA Martina ITA 

    10. COURTNEY Kate USA 

    11. GIBSON Gwendalyn USA 

    12. DEGN Malene DEN 

    13. BELOMOINA Yana UKR 

    14. TAUBER Anne NED 

    15. FREI Sina SUI 

    16. RIEDER Nadine GER 

    17. LECHNER Eva ITA 

    18. KOOPMANS Lotte NED 

    19. GERAULT Léna FRA 

    20. LÕIV Janika EST

     

  •  

    Ok, você não sabe quem são esses atletas e jamais vai reconhece-los quando começar a transmissão da próxima etapa em Albstadt, que já é mês que vem. Então, basta abrir esses artigos com o instagram de cada um dos atletas da Elite Masculina e da Elite Feminina. Follow em todos eles, já vai decorando qual equipe eles correm e qual uniforme cada um usa!

     

  •  

    Por último, e talvez mais importante, não deixem de assistir o vídeo que a Red Bull fez sobre o nosso evento em Petrópolis. Mande para o seu amigo que ainda não está acompanhando. Ano que vem tem mais - e nós já estamos acompanhando tudo desde já!

    https://youtu.be/daT6zkA4yZ0 

     

Compartilhe

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade . Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.