Preaload Image
Cuidados e manutenção com a sua bike

Cuidados e manutenção com a sua bike

Ter uma bicicleta, em alguns pontos, é como qualquer outro veículo. É preciso ter uma série de cuidados se você quer que ela acompanhe você por muito tempo, além de ser importante ficar sempre de olho nas manutenções necessárias. Se você é um pouco perdido e não sabe muito bem os cuidados e manutenção que precisa ter com sua bike, estamos aqui pra ajudar! É só continuar lendo o texto para conferir os principais. 

Transmissão: manutenção e cuidados básicos

Como você já deve saber, a transmissão é uma parte muito importante para que a movimentação seja feita de forma efetiva. Por isso, é uma parte que merece atenção e cuidados, já que seu desgaste vai influenciar diretamente no desempenho. Se descuidada, pode até chegar a causar acidentes, com as trocas de marcha que não encaixam perfeitamente. Claro que o desgaste existe e é natural, mas é um processo que pode ser atrasado com os devidos cuidados, como a lubrificação da transmissão. Os links da corrente precisam estar lubrificadas, mas nunca em excesso, claro. Geralmente, indica-se uma gota por link na parte interna da corrente. Aí a periodicidade vai depender das condições de clima, do lubrificante que você vai usar, com o que seu pedal entrou em contato etc. O importante é lembrar que a corrente não precisa estar cheia de graxa, pelo contrário: é até prejudicial essa grande quantidade. 

 

cuidados-com-a-bike

Cuidados com os freios

Hoje em dia a maioria das Mountain Bikes possuem freios a discos (hidráulicos ou mecânicos). Pensando nisso, alguns cuidados básicos são necessários para garantir o funcionamento correto. As pastilhas de freio, por exemplo, não podem ser utilizadas por maior tempo do que o indicado, então fique sempre atento à sua validade. Cuide sempre o desgaste das peças para, assim, não danificar o restante do seu conjunto de freios. Além disso, tome muito cuidado na hora de aplicar lubrificante em spray na corrente da bicicleta. Faça o máximo para não espirrar em direção aos discos do freio, porque isso faz com que eles sejam contaminados e prejudicam o funcionamento. 

Cuidados e manutenção da suspensão

A manutenção da suspensão precisa ser realizada por um técnico capacitado. Por isso, nada de se aventurar tentando fazer você mesmo! Mas, assim como as outras coisas, você pode observar para maximizar a vida do equipamento. Um dos pontos essenciais é a limpeza. Você precisa limpar as hastes e o local aonde elas se movimentam, para a sujeira não penetrar na parte interna do componente. Assim, você não deixa a sujeira contaminar sua suspensão e nem danificar a estrutura. 

Gostou das dicas de Cuidados e manutenção com a sua bike? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo como esse! E, claro, confira nosso site para conhecer os melhores equipamentos para sua bike. Só clicar aqui e ir direto para loja!